• banner1banner1
  • banner2banner2
  • banner3banner3
  • banner3banner4
banner11 banner22 banner33 banner44

Hoje é terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Seja bem-vindo ao site do Dr. Thiago Pontes.

Destaques | Novidades

Otites

Apneia é problema sério de saúde associado ao ronco

Roncar é um problema sério, além de um grande incômodo para a pessoa que divide a cama com o roncador. Mas, muito mais que um barulho desagradável, o ronco pode ser um sinal importante de que esta pessoa sofre de apneia. A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é um distúrbio caracterizado por episódios de obstrução da via aérea superior, que ocorre de maneira contínua e está relacionado ao esforço respiratório aumentado. Esse esforço provoca a redução (hipopnéia) ou cessação completa (apnéia) do fluxo aéreo. Geralmente esses episódios estão associados à fragmentação do sono – o roncador tem o seu sono interrompido várias vezes durante a noite. Um quadro bastante comum e um dos principais sintomas da SAOS: a sonolência excessiva diurna.

No decorrer do dia, além da sonolência, os apneicos podem manifestar déficits neurocognitivos como dificuldade de aprendizagem e raciocínio, alterações na memória e na atenção; aumento no estado de ansiedade; alterações de humor como irritabilidade e sintomas depressivos. Com a progressão do quadro os pacientes podem apresentar cefaleia; impotência sexual e alterações de personalidade. Essas consequências são resultantes da fragmentação do sono REM e dos quadros de hipoxemia que esses pacientes são submetidos frequentemente.

O maior problema da SAOS está associado à morbidade e mortalidade cardiovascular como hipertensão arterial sistêmica, doença isquêmica do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC). Independentemente de outros fatores de riscos, essas consequências podem atingir cerca de 90 a 95% dos casos de pacientes com apneia.

A SAOS atinge principalmente homens, indivíduos obesos e com idade avançada. Os tratamentos são variados e apresentam ótimos resultados, principalmente em relação à diminuição dos riscos e das consequências cardiovasculares.

Na presença de qualquer dos sintomas citados, o ideal é procurar um médico para fazer a investigação correta do quadro e iniciar um tratamento adequado. E lembre-se que o mais importante é a prevenção e nesse caso a receita é simples: adotar um estilo de vida saudável, praticar regularmente atividade física e manter uma dieta equilibrada para que se possa alcançar uma boa noite de sono.

Fonte: Veja

< voltar

Rua Brigadeiro Correia de Melo, 55 Dionísio Torres - Fortaleza - CE
Telefone: (85) 3036.0600Localize no mapa
Rua Manuel Monteiro, 950 Cid. dos Funcionários - Fortaleza - CE
Telefone: (85) 3055.2901Localize no mapa
Rua Graciliano Ramos, 278 Bairro de Fátima - Fortaleza - CE
Telefone: (85)3273.3737Localize no mapa

2016 © Dr. Thiago Pontes - Otorrinolaringologia Clínica e Cirúrgica. Todos os direitos reservados

facebook.com/otorrinosaude TOPO DO SITE Marca e site criados pela Wsete Design