• banner1banner1
  • banner2banner2
  • banner3banner3
  • banner3banner4
banner11 banner22 banner33 banner44

Hoje é terça-feira, 14 de agosto de 2018

Seja bem-vindo ao site do Dr. Thiago Pontes.

Dica

Corpos Estranhos de Ouvido, Nariz e Garganta - O que fazer?

Corpos Estranhos de Ouvido, Nariz e Garganta - O que fazer?

Os corpos estranhos ocorrem principalmente nas crianças que costumam colocar objetos nos orifícios faciais: boca, ouvidos, nariz. Esse tipo de ocorrência quase nunca é uma emergência e os objetos podem ser retirados de forma planejada, sem que precise haver desespero por parte dos pais.

Os bichos vivos que entram no ouvido são um problema real, podem causar pânico em certos pacientes, pois além do barulho ensurdecedor que podem provocar, causam bastante desconforto e muita dor, nestes casos o paciente deve colocar imediatamente alguma substância para imobilizar a "criatura" que entrou inadvertidamente em seu ouvido. Tal substância pode ser óleo de banho que causará imediata paralisia e morte do animal. O paciente pode tomar um analgésico para alívio da dor e deve procurar seu médico para que se possa remover o bicho do ouvido.

Há outros tipos de corpos estranhos que requerem especial cuidado, são os que podem provocar extravasamento e lesão do conduto auditivo ou da fossa nasal por substâncias corrosivas, como pilhas e baterias, que devem ser removidos em poucos dias. Os demais corpos estranhos, como pontas de lápis, esponjas, brinquedinhos e outros objetos, não requerem qualquer pressa para sua remoção, o que pode ser realizado com cautela e programação .É importante orientar que corpos estranhos devem ser retirados por profissionais habilitados e com material adequado e assim evitar lesões.

No caso de corpo estranho na garganta (laringe) após as refeições, o paciente deve ficar calmo e evitar a ingesta inadvertida de alimentos (farinha, banana, miolo de pão etc) na tentativa de desengasgar, isso só prejudica a avaliação médica e pode trazer irritação para faringe/laringe. O médico otorrino deve ser procurado para realizar laringoscopia, identificar a presença do material e removê-lo da forma adequada com material especial.

Em crianças devemos suspeitar de corpo estranho no nariz sempre que houver secreção purulenta e mal-cheirosa drenando de apenas uma das fossas nasais.

< voltar

Rua Brigadeiro Correia de Melo, 55 Dionísio Torres - Fortaleza - CE
Telefone: (85) 3036.0600Localize no mapa
Rua Manuel Monteiro, 950 Cid. dos Funcionários - Fortaleza - CE
Telefone: (85) 3055.2901Localize no mapa
Rua Graciliano Ramos, 278 Bairro de Fátima - Fortaleza - CE
Telefone: (85)3273.3737Localize no mapa

2016 © Dr. Thiago Pontes - Otorrinolaringologia Clínica e Cirúrgica. Todos os direitos reservados

facebook.com/otorrinosaude TOPO DO SITE Marca e site criados pela Wsete Design